Abdominoplastia

A flacidez no abdome é um problema que muitas mulheres acabam tendo depois que emagrecem ou após o período de gestação, esse excesso de pele na barriga não resolve com regimes ou exercícios na academia.

Para quem é indicada a abdominoplastia?

  • Pessoas que desejam corrigir a flacidez de pele no abdome
  • Se livrar das estrias abaixo do umbigo
  • Corrigir a diástase (aproximar os músculos abdominais que estão afastados)
  • Melhorar o aspecto do umbigo ( hérnias)
  • Ter uma cintura modelada e delicada
  • Um corpo com aparência mais harmônica;
  • Melhorar a autoestima e confiança
  • Retirar gordura localizada ( flancos,costas e culote no caso da lipoabdominoplastia)
  • Modelar o bumbum ( caso realize a lipoescultura associada).

Importante salientar que NÃO utilizamos dreno ( aquele caninho de plástico que serve para drenar sangue e secreção). Assim você tem um pós operatório mais confortável, com menos dor e menor índice de infecção. E porque não utilizamos? Porque este líquido, o seroma, se acumulo devido ao espaço deixado entre a pele e o músculo. Nós realizamos pontos de adesão unindo novamente a pele ao musculo, diminuindo muito o espaço vazio, e portanto não há a formação do seroma e logo não havendo a necessidade de colocar o dreno

Pontos de adesão( A) unindo a pele(B) ao músculo(C), diminuindo os espaços vazios, não criando seroma e logo não havendo necessidade de colocar dreno ( D).

O Dr. Wellerson Mattioli participa ativamente de Congressos Nacionais e Internacionais para atualização da técnica e das novidades em cirurgia plástica.

A abdominoplastia é realizada em ambiente hospitalar com equipamentos de suporte, recursos para pronto atendimento, laboratórios e unidade de terapia intensiva.

Todas estas recomendações serão explicadas na consulta, além de serem entregues a você por escrito.

Tipo de anestesias

A anestesia pode ser feita sob anestesia local (associada à sedação), bloqueio peridural ou geral, ficando a critério da equipe anestésica. É importante salientar que em nenhum caso o paciente fica acordado ou sente qualquer desconforto durante a cirurgia.

Tempo de duração: Em média 3 horas, variando com a técnica utilizada.

Período de internação: Normalmente 1 dia, numa evolução normal.

Evolução pós-operatória: A cirurgia normalmente não é dolorosa, tendo apenas nos primeiros dias um leve desconforto. As atividades diárias podem aos poucos ser retomadas, mas é aconselhado evitar carregar peso e esticar muito o abdômen. Portanto deve-se andar um pouco encurvada por 15 dias.

No primeiro mês após a abdominoplastia será necessário a utilização de malha cirúrgica, assim como agendar as sessões de drenagens linfáticas de acordo com a recomendação médica.

O seu cirurgião lhe dará instruções específicas sobre quando poderá voltar ao trabalho após a sua abdominoplastia e que tipos de exercícios são ou não adequados a fazer.

Cicatriz

O tamanho da cicatriz depende da quantidade da pele em excesso, ou seja, quanto mais pele for necessitar retirar, maior a cicatriz. Portanto o tamanho de cicatriz de uma pessoa, pode não ser o tamanho da sua cicatriz. A cicatriz resultante de uma dermolipectomia localiza-se horizontalmente, logo acima da implantação dos pêlos pubianos, prolongando-se lateralmente em maior ou menor extensão, na dependência do volume do abdome a ser corrigido. A cicatriz é planejada para ficar oculta sob os trajes de banho (biquíni). Esta vai melhorando com o passar do tempo, mudando sua tonalidade de cor até ficar bem clara.


Complicações

Felizmente são raras. E como em todas as cirurgias podem ocorrer infecção, necrose de pele, por deficiência circulatória (sendo o tabagismo sua maior causa deiscência de pontos – abertura dos pontos realizados, trombose venosa e alterações na cicatrização, como quelóides.



Recomendações pré-operatórias

  • Comunicar até dois dias antes da cirurgia, qualquer ocorrência, como gripe, indisposição, febre, etc.
  • Evitar todos e quaisquer medicamentos para emagrecer, homeopáticos, antiinflamatórios e AAS, por um período de 10 dias antes do ato cirúrgico (o que inclui também os diuréticos).
  • Evitar bebidas alcoólicas ou refeições fartas na véspera da cirurgia.
  • Tomar banho usando sabonete anti-séptico (como protex, soapex, Lifebuoy…) 48hs antes da cirurgia.
  • Obedecer ao horário indicado de jejum de pelo menos 8 horas (não tomar nem água).

Recomendações pós-operatórias

  • Evitar esforço físico extenuante por 30 dias.
  • Levantarem-se tantas vezes quantas lhe foi recomendado, por ocasião da alta hospitalar, obedecendo aos períodos de permanecer sentada, bem como evitar ao máximo subir ou descer escadas longas.
  • Evitar molhar o curativo durante a primeira fase (os primeiros dois dias).
  • Andar em ligeira flexão de tronco (corpo curvado), durante um período de 15 dias.
  • Obedecer rigorosamente à prescrição médica.
  • Voltar ao consultório para a troca de curativos, nos dias e horário marcados.
  • Alimentação normal (salvo em casos especiais que receberão orientação específica).
  • Aguarde para fazer ou continuar sua “dieta ou regime de emagrecimento”, após a liberação médica.
  • A antecipação dessa conduta, por conta própria, pode desencadear resultados indesejáveis e prejudiciais.
  • Consultar este informativo tantas vezes quantas se fizerem necessárias para esclarecer e eliminar perfeitamente suas dúvidas. Restando algum questionamento, contatar o cirurgião.
  • O bom resultado final também depende de você.

Duvidas freqüentes

Depois que eu fizer a abdominoplastia, eu posso engravidar? Ela vai atrapalhar minha gestação?
A Abdominoplastia não impede que a paciente venha a ter filhos, todavia é o seu médico ginecologista que a informará sobre a conveniência ou não de uma nova gravidez. Quanto à parte estética, o ideal é que os filhos tenham sido programados para antes da dermolipectomia. Em não sendo isso possível, e advindo uma nova gravidez, uma maneira de preservar o bom resultado obtido é controlar o peso adequadamente durante a nova gestação.

Vou perder a sensibilidade no abdome?
Nos primeiros meses é normal que o abdome apresente uma insensibilidade discreta, além de estar sujeito a períodos de edema (inchaço), o que regredirá espontaneamente e a sensibilidade retornará ao normal.

Além da flacidez de pele no abdome, tenho muitas estrias, tem como tratá-las?

Para mais informações sobre Abdominoplastia, visite o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Calculadora IMC

Calculadora de IMC

Abrir bate-papo
1
Olá! Podemos ajudá-lo?
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?