Rinoplastia

O nariz é responsável, em grande parte, na composição da harmonia da nossa aparência facial. Algumas alterações no seu formato são capazes de gerar desequilíbrio no rosto.

Com rinoplastia, conhecida como cirurgia do nariz, pode-se reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, diminuir o tamanho das narinas ou afiná-lo. Além de corrigir problemas estéticos, a rinoplastia pode também corrigir sequelas de traumatismos e alterações que causam dificuldades na respiração, como o desvio de septo.

Durante a avaliação é importante que você converse com o cirurgião quais são suas expectativas, lembrando que o médico irá analisar detalhadamente para que você tenha a melhor técnica dentro das demandas do seu rosto

Associado a rinoplastia, pode ser feito o tratamento cirúrgico do desvio de septo, visando à melhora funcional da respiração do paciente. 

O que nós buscamos é a melhora da estética nasal associada a uma adequada reestruturação funcional!

Para quem é indicada a Rinoplastia?

  • Paciente que acreditam que o nariz não esta em proporção com o seu rosto;
  • Queixa de ponta grossa (“bolinha”) ou  ponta caída;
  • Não esta satisfeito com o tamanho do nariz ( grande ou pequeno demais);
  • Queixa de asa nasal grande;
  • Ter giba nasal grande (“ossinho”);
  • Dificuldade na respiração associado a queixa estética;
  • Quer ter um rosto mais harmônico e bonito;

O Dr. Wellerson Mattioli participa ativamente de Congressos Nacionais e Internacionais para atualização da técnica e das novidades em cirurgia plástica.
A abdominoplastia é realizada em ambiente hospitalar com equipamentos de suporte, recursos para pronto atendimento, laboratórios e unidade de terapia intensiva.
Todas estas recomendações serão explicadas na consulta, além de serem entregues a você por escrito.

Tipo de anestesias: Local com sedação ou geral. É importante salientar que em nenhum caso o paciente fica acordado ou sente qualquer desconforto durante a cirurgia.

Tempo de duração: Em média 90 minutos, podendo ser prolongado de acordo com a necessidade do caso.

Período de internação: Normalmente 1 dia

Evolução pós-operatória: Normalmente não é uma cirurgia dolorosa, podendo o paciente retornar brevemente ao seu trabalho. É comum um pequena equimose ( roxo) próximo as pálpebras e inchaço do nariz. O paciente permanecerá com um curativo ( micropore) sobre o nariz por tempo determinado. Como NÃO utilizamos tampão nasal, a respiração vai melhorando a cada dia, não trazendo desconforto para o paciente.

Cicatriz: Praticamente não existe cicatriz aparente na cirurgia estética de nariz. Deve-se isso ao fato das incisões serem feitas “dentro do nariz”, ou nos sulcos. Em casos especiais, quando é necessário trabalhar com as asas nasais, fazem-se pequenas incisões entre as asas e a face, o que, devido à sua localização, torna-se quase imperceptível dentro de poucas semanas. Há ainda a possibilidade de uma incisão na parte inferior do nariz (columela), cuja cicatriz também se tornará bem discreta.

Curativos:Após o término da cirurgia, o nariz é imobilizado com “plaquinha termo moldável” encima do nariz que deve permanecer de 7 dias, período após o qual é retirado no consultório. Ele é importante para a 1ª fase de modelagem do nariz. NÃO UTILIZAMOS TAMPÃO NASAL. Não utilizamos nenhum material como gazes, luvas, tampões dentro do nariz.

Escolha do novo nariz
A liberdade de escolha do novo nariz, pelo(a) paciente, vai até certo limite, que é determinado pelo equilíbrio estético que deverá haver entre o nariz e a face, o que será fruto de um detalhado estudo entre o(a) paciente e o cirurgião. Pois mesmo o cirurgião fazendo uso da técnica correta, ainda existe, paralelamente, o fator pessoal de cada cliente, e que vai interferir no resultado final. (Ex.: tipo de pele, idade, cirurgia anterior, cuidado no pós-operatório, etc.).

Dor
Geralmente este tipo de cirurgia não apresenta dor no pós-operatório. Todavia, se ocorrer, será facilmente debelada com os analgésicos prescritos como preventivos.

Posição para dormir
Nos primeiros dias, sempre com a cabeça em posição discretamente elevada, mantendo sempre a face voltada para cima. Pode dormir de lado com o nariz pendente (nunca encostado no travesseiro).

A respiração após a cirurgia
Sempre que possível, a Rinoplastia estética procura melhorar as condições respiratórias do(a) paciente, quando essas já são precárias no nariz original, pois, na maioria das vezes, esses problemas de devem ao desvio de septo que é corrigido no mesmo ato cirúrgico pela nossa Equipe já incluído no preço da Rinoplastia, sendo um procedimento inerente ao trabalho do cirurgião plástico.


Recomendações pré-operatórias

• Comunicar até 2 dias antes da cirurgia, ocorrências como gripe, indisposição, febre, resfriado, coriza ou quaisquer sintomas que afetem a boca, o nariz ou a garganta.
• Internar-se no hospital/clínica, obedecendo ao horário indicado na guia.
• Em caso de internar-se no mesmo dia da cirurgia, comparecer ao hospital/clínica totalmente em jejum (anestesia geral). Em caso de anestesia local, poderá ingerir, pela manhã, pequena xícara de café com leite e uma bolacha.
• Evitar bebidas alcoólicas ou refeições fartas na véspera da cirurgia.

Recomendações pós-operatórias

• Tomar cuidado especial com a plaquinha encima do nariz para não traumatizá-la, não umidecê-la e jamais retirá-la. Só o cirurgião poderá fazer esta remoção.
• Obedecer rigorosamente à prescrição médica.
• Voltar ao consultório para curativos e controle do pós-operatório nos dias e horário marcados.
• Evite se preocupar com as narinas obstruídas. Fazer lavagem nasal com soro fisiológico 0,9 %, usando uma seringa de 3 ml em cada narina de 3 a 5 vezes ao dia.
• Evitar sol de praia num período de 21 dias. Poderá expor-se ao sol ocasional de rua a partir do 10º dia.
• Não usar óculos até que receba autorização para tanto.
• Consultar este folheto informativo tantas vezes quantas se fizerem necessárias para esclarecer e eliminar perfeitamente suas dúvidas. Restando algum questionamento, contatar com seu cirurgião.
• O bom resultado final também depende de você.

Duvidas frequentes

Doutor, eu não gostaria de usar o tampão nasal, é sempre necessário colocá-lo?
Não. Nós não colocamos o tampão nasal na rinoplastia, o que leva a uma boa recuperação do paciente e não gera desconforto no pós operatório.

Doutor, tenho dificuldade para respirar devido a um desvio de septo. Este pode ser corrigido no mesmo momento?
Sim. Durante a rinoplastia, nós expomos totalmente o septo e caso seja identificado o desvio, este pode ser tratado no mesmo momento, levando a uma grande melhora funcional na respiração.

Doutor, tenho medo de fazer a rinoplastia e ficar com o nariz muito artificial?
Atualmente com as técnicas utilizadas, os resultados das rinoplastias estão cada vez melhores, buscando um harmonioso resultado estético com um boa melhora funcional